Figura 16 - Download completo no uTorrent.

Como instalar e usar o uTorrent (micro-torrent)

 

Descrição da aula:

Esta aula descreve a instalação e como usar o uTorrent. O conteúdo desta aula é simples, sem informações avançadas e de fácil entendimento.

Clique aqui para ouvir esta aula.

 

Introdução

Antes de usar o uTorrent, faz-se necessário um conhecimento básico sobre torrents. A aula torrents, o que são e para que eles servem?, explica o que são os torrents e para que eles servem de forma clara e precisa.

O uTorrent (pronuncia-se micro torrent) é um cliente de torrents, que administra de forma fácil e eficiente os downloads relacionados com torrents. Existem vários clientes de torrents, alguns deles estão listados neste link: http://lists.econsultant.com/top-10-windows-torrent-clients.html. Como podemos ver na lista, o uTorrent está em primeiro lugar, porém existem outras alternativas para testar caso você seja um usuário curioso e com tempo de sobra.

Antes de saber como usar o uTorrent (micro-torrent), temos que baixá-lo. Clique aqui para ir na página de download do site do desenvolvedor ou clique aqui para baixar a versão utilizada nesta aula “Versão 3.2  (Build 27886)”.

 

Instalação do uTorrent (micro-torrent)

Depois de baixar o uTorrent, clique duas vezes no executável. Aparecerá a figura 1 que ilustra a primeira tela da interface de instalação do uTorrent.

Figura 1 - Início da instalação do uTorrent.

Figura 1 – Início da instalação do uTorrent.

Se em seu computador não aparecer a janela ilustrada na figura 1, o uTorrent pode sido instalado em sua máquina anteriormente, ou você não tem privilégios de administrador para instalar este programa. Comente nesta aula o erro, que posso te ajudar a resolvê-lo.

Na janela de instalação do uTorrent ilustrada na figura 1 clique em “próximo”. Aparecerá a janela ilustrada na figura 2, que diz algumas informações sobre softwares mal intencionados criados com a estrutura do uTorrent.

Figura 2 - Avisos de software mal intencionado.

Figura 2 – Avisos de software mal intencionado.

Os dois sites que coloquei o download são extremamente confiáveis, um é o site do próprio desenvolvedor e o outro é deste próprio site (jonathanribas.com). Na janela de instalação ilustrada na figura 2 clique em “próximo”. A janela ilustrada na figura 3 mostra os termos da licença do uTorrent.

Figura 3 - Termos de licença do uTorrent.

Figura 3 – Termos de licença do uTorrent.

Você não precisa ler os termos para continuar a instalação, clique em “eu concordo”. Aparecerá a janela ilustrada na figura 4, mostrando algumas configurações de instalação do uTorrent e criação de atalhos.

Figura 4 - Configuração de instalação e criação de atalhos.

Figura 4 – Configuração de instalação e criação de atalhos.

É recomendado não desmarcar nenhuma dessas caixas. Alguns computadores são compartilhados e cada pessoa tem uma forma de acessar os programas, se for deletado alguma forma uma outra pessoa pode não encontrar o uTorrent. Na janela de instalação ilustrada na figura 4 clique em “próximo”. Aparecerá a janela ilustrada na figura 5 que contém algumas configurações adicionais do uTorrent.

Figura 5 - Configurações Adicionais.

Figura 5 – Configurações Adicionais.

Nesta janela é preciso fazer uma alteração. Caso você tenha uma internet de baixa velocidade, ou não saiba qual é a velocidade da sua internet, desmarque a opção “Iniciar o uTorrent ao iniciar o Windows”. Caso você tenha uma internet de alta velocidade e que não compartilhe seu computador com outras pessoas, deixe esta caixa marcada. Na janela de instalação ilustrada na figura 5 clique em “próximo”. Aparecerá a janela ilustrada na figura 6 que oferece um download de uma mídia.

Figura 6 - Oferta de mídia.

Figura 6 – Oferta de mídia.

Na janela de instalação ilustrada na figura 6 desmarque a caixa de seleção “Yes, I’d love to check out this free download.” e clique em “próximo”. Aparecerá a janela ilustrada na figura 7 que oferece uma instalação da barra de navegação do uTorrent.

Figura 7 - Instalação opcional da barra de navegação.

Figura 7 – Instalação opcional da barra de navegação.

Esta é uma das barras que lotam o Internet Explorer de poluição visual. Desmarque todas as caixas da janela ilustrada na figura 7 e clique em “Instalar”. O uTorrent está agora em sua máquina.

Se você optou por instalar a versão que foi utilizada nesta aula, pode aparecer uma janela avisando que uma atualização está disponível. Feche esta janela para podermos continuar com a aula. A figura 8 ilustra a interface inicial do uTorrent.

Figura 8 - Interface inicial do uTorent.

Figura 8 – Interface inicial do uTorent.

Se a janela ilustrada na figura 8 apareceu em seu computador, parabéns! Você instalou o uTorrent com sucesso! A segunda etapa desta aula é como usar o uTorrent de forma simples e rápida.

 

Como usar o utorrent (micro-torrent)

Até agora nós estávamos preparando o terreno para começar a baixar e usar torrents. Para começar a fazer o download de programas, vídeos e outros tipo de arquivo, é preciso fazer uma pesquisa em algum torrent tracker. A aula  torrents, o que são e para que eles servem?, explica de forma rápida o que é um torrent tracker. Resumidamente, um torrent tracker é um site de busca e informações de torrents.  Neste link (em inglês) há uma lista de 40 torrent trackers. Nesta lista o primeiro lugar foi ocupado pelo http://www.torlock.com/, por ser um torrent tracker confiável e com grande número de seeders. Pesquise neste site de torrent um arquivo que você gostaria de baixar, pode ser um filme, uma música, um sistema operacional, qualquer coisa.

Nesta aula pesquisou-se no site torlock o sistema operacional ubuntu. A imagem 9 ilustra a pesquisa feita neste site.

Figura 9 - Pesquisa feita no site http://www.torlock.com/.

Figura 9 – Pesquisa feita no site http://www.torlock.com/.

Podemos ver na figura 9 que o torrent do sistema operacional ubuntu possui 103 seeders (pois os primeiros torrents separados são links patrocinados, não clique neles!), uma quantidade muito grande que nos possibilita um download sem problemas. Para baixar o torrent, clique no link correspondente ao download que você deseja.

Nesta aula clicou-se no primeiro link, por ser somente um exemplo. Porém dependendo do download que você faça talvez você precise pesquisar um pouco mais, pois alguns torrents tem um nome parecido, mas com versões diferentes, por exemplo, um filme pode ter codificações diferentes e isso vai gerar dois torrents diferentes com qualidades diferentes. Na dúvida sempre baixe o de tamanho menor para ir mais rápido ao que você precisa.

Após clicar no link do torrent, aparecerá uma página mostrando as informações do torrent no tracker. A figura 10 ilustra esta página.

 Figura 10 - Informações do torrent no site http://www.torlock.com.

Figura 10 – Informações do torrent no site http://www.torlock.com.

Nas informações do torrent ilustrada pela figura 10, podemos ver algumas informações importantes, por exemplo, a quantidade de seeders e leechers que estão compartilhando o arquivo no momento e alguns botões para dizer se este torrent é falso ou verdadeiro.  Clique no botão azul escrito “Torrent” para efetuar o download do torrent nesta página de informações. O download do torrent será feito e colocado na sua pasta de downloads.

Depois de baixar o torrent do arquivo dentro do seu computador é preciso voltar ao uTorrent. Para voltar de forma mais rápida, o uTorrent fica alojado na bandeja do sistema, ao lado do relógio do windows. A figura 11 ilustra a bandeja do sistema com o uTorrent aberto.

Figura 11 - Localização do uTorrent na bandeja do sistema

Figura 11 – Localização do uTorrent na bandeja do sistema

Clique duas vezes no ícone destacado na figura 11 para abrir o uTorrent. Após aparecer a janela do uTorrent ilustrada na figura 8, clique no menu superior em “Arquivo> Adicionar Torrent…”. Este comando está ilustrado na figura 12.

Figura 12 - Menu adicionar torrent.

Figura 12 – Menu adicionar torrent.

Após executar este comando uma janela se abrirá, procure o torrent que você baixou do torrent tracker como ilustra a figura 13.

Figura 13 - Adicionando um torrent no uTorrent.

Figura 13 – Adicionando um torrent no uTorrent.

Na janela ilustrada na figura 13, clique em abrir. Uma outra janela aparecerá, exibindo o caminho onde será salvo o arquivo. Esta janela está ilustrada na figura 14.

Figura 14 - Definir o diretório do download no uTorrent.

Figura 14 – Definir o diretório do download no uTorrent.

Se este diretório é o seu diretório de download, marque a caixa “Don’t show this again” para definir que todos os downloads feitos, ficarão nesta pasta escolhida, no caso da figura  14 “C:\Downloads\programas\ubuntu”. Se esta não for sua pasta de downloads, clique no botão “…” para escolher corretamente o diretório onde o arquivo vai ser baixado. Após confirmar o diretório de download, na janela ilustrada na figura 14, clique em “OK”. O download será inciado no uTorrent.

Se na janela do uTorrent aparecer um valor acima de zero na opção “Veloc. Down”, parabéns, você está baixando o arquivo com sucesso! A figura 15 ilustra o download do sistema operacional Ubuntu no cliente de torrent uTorrent.

Figura 15 - Download inciado no uTorrent.

Figura 15 – Download inciado no uTorrent.

Após seguir estes passos é só esperar a hora que todo o download seja concluído. A figura 16 ilustra o download completo do sistema operacional Ubuntu.

Figura 16 - Download completo no uTorrent.

Figura 16 – Download completo no uTorrent.

O status do torrent ilustrado na figura 16 está como “Seeding”, isto significa que o download está completo e você pode usar o arquivo. Clique duas vezes no arquivo para abrir a pasta onde ele s encontra e aproveite o download! Esta aula acaba aqui. Bons downloads!

 

Conclusão

Usar o uTorrent pode não parecer uma das tarefas mais fáceis de início, porém ao entender o funcionamento de um torrent, você vai esquecer por um bom tempo outras formas de download. Ele é muito fácil de ser manipulado pelo seu pequeno tamanho e o cliente de torrents uTorrent pode ser executado em computadores muito antigos. Esta aula mostrou como é fácil usar um torrent tracker e como a comunidade está explorando cada dia mais esta forma inovadora de baixar arquivos.

Se você ainda está confuso com o e não sabe direito como usá-lo, leia os textos das referências para um maior entendimento do assunto.

 

Referências

KARASINSKI, Eduardo. Como usar o uTorrent: Saiba como funciona um dos melhores programas de Torrent que existe. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/801-como-usar-o-utorrent.htm>. Acesso em: 19 jul. 2011.

TURKAO. Tutorial: Como baixar filmes pela internet usando o utorrent. Disponível em: <http://jogasinistro.wordpress.com/2008/07/28/tutorial-como-baixar-filmes-pela-internet-usando-o-utorrent/>. Acesso em: 19 jul. 2011.

MORMAK. Usando E Configurando O Utorrent.Disponível em: <http://www.onlytutorials.com.br/2008/04/27/usando-e-configurando-o-utorrent/>. Acesso em: 19 jul. 2011

 

Escute esta aula

[podcast]http://www.jonathanribas.com.br/arquivos/publico/podcast/como_instalar_e_usar_o_uTorrent_micro-torrent.mp3[/podcast]

6 ideias sobre “Como instalar e usar o uTorrent (micro-torrent)

    1. Jonathan Autor do post

      Eu concordo, hoje em dia você baixa com um clique no navegador. Eu uso muito este recurso em sites que possuem muitos botões de “download torrent” falsos.

      Responder
    1. Jonathan Autor do post

      O Torrent fornece um arquivo .torrent que possui as informações necessárias para o download. Depois de baixado o arquivo .torrent você pode abrir este arquivo no uTorrent que ele irá fazer o download para você.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


× 6 = trinta seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>