#2 Eu respondo: Configurando o Roteador Thomson TG585 v7

Urgente!! Por favor,sobre roteadores?

 

Resposta

Decidi responder a sua pergunta porque entendo sua situação. Há muito tempo atrás quando os modens eram ligados através de cabos usb e era necessário configurar driver no windows a única coisa que agente tinha era a fé. Mas hoje você pode encontrar a resposta aqui, na palma da sua mão!

 

O roteador

Nesta pergunta está bem claro o roteador que você deseja configurar, o que já ajuda bastante, pois com o modelo e marca em mãos podemos vasculhar na internet em busca de um manual de usuário perdido. Neste caso estamos lidando com um Thomsom TG585 v7. Já tive algumas experiências com esta marca e posso te assegurar que foram muito agradáveis. Tudo muito fácil de mexer. Porém nunca mexi com este modelo e portanto vou ter que procurar algum manual.

 

O pedido

Pela forma que você explicou na pergunta, parece-me que você precisa ligar o seu desktop (computador de mesa) no roteador através do cabo e ligar o notebook através da wireless. E você quer um passo-a-passo de como configurar a internet nos dois. A primeira parte é fácil as outras nem tanto. Porém nestes modens existem Wizards que nada mais são que um assistente de instalação, muito útil por sinal. Vamos ver o que podemos descobrir do modem e da sua situação.

 

A Solução

Analisando seu caso mais detalhado nas últimas linhas parece que você deu a resposta para seu problema. A NET, pelo menos aqui na minha cidade, disponibiliza através do cabo para somente um endereço MAC. Este tal do MAC é a digital de cada placa de rede, falando português bem claro, você só pode acessar a internet por apenas UM DISPOSITIVO. Isto significa que ou você conecta o notebook, ou conecta o computador desktop.

 

A gambiarra

É claro que as operadoras não fariam isto sem ter uma solução. Existe uma forma de burlar este tipo de bloqueio do MAC. No roteador você precisa clonar o endereço MAC  que está recebendo internet. Fazendo isto o roteador vai receber a internet e repassar para a galera. É uma solução difícil de entender mas com este exemplo vai ser fácil assimilar:

Vamos supor que a internet é a água da sua mangueira. A água (internet) só vai para uma direção (um computador). Você quer que a água vá para vários lugares irrigando o jardim, as flores, a grama, tudo (seus computadores, modens, tablets etc). Se você for rico você compra um sistema de irrigamento mas se você for pobre e inteligente faz isso:

Sistema de irrigação IPET.

Sistema de irrigação IPET.

 

Veja só! A água primeiro entra na garrafa PET e depois vai para todos os lados! O Roteador é essa garrafa pet. Vai receber a internet e enviar para todos os lados que você quiser. mas para isto funcionar você precisa adaptar a garrafa pet na mangueira e o mesmo funciona com o roteador. Você precisa adaptá-lo para funcionar desta maneira. Então vamos por este passo a passo descobrir qual é a solução para este problema.

 

 

 

Passo-a-passo

Vou mostrar para você o que você deve fazer para conseguir clonar o MAC no seu roteador e ser feliz a vida toda.

 

Passo 1 – Descubra o MAC que está recebendo internet

Pegue o seu computador que está recebendo a bendita internet e procure o endereço MAC da placa de rede dele.

No site do TecMundo tem como descobrir o tal do MAC: http://www.tecmundo.com.br/5483-o-que-e-um-endereco-mac-e-como-fazer-para-descobri-lo-no-seu-computador-ou-smartphone.htm

 

Passo 2 – Descoberto o MAC que recebe internet, entre no seu roteador

Isto é simples de fazer. Felizmente achei na internet o manual do seu modem, o que ajuda MUITO DE VERDADE MESMO. Link de download: Manual do roteador Thomson TG585.

Para ser mais rápido e agilizar a vida para você só digite no navegador o seguinte endereço: 192.168.1.254

Deve aparecer um prompt, não digite nada e dê ok. Se aparecer o prompt denovo, significa que alguém colocou uma senha. Normalmente é só por no login (tudo sem aspas)  ”Administrator” ou “Admin” ou “admin” e deixar a senha em branco.  Se não entrar, resete o bichano.

As instruções do reset deste roteador estão na página 53 do manual.

 

Passo 3 – Hora de configurar!

Depois da sua entrada triunfal no roteado, vamos configurá-lo. Para isto clique na barra lateral esquerda onde está escrito Thomsom Gateway e depois clique em Configuração.

Vai aparecer uma janela bonita você vai seguindo os passos e quando chegar a hora de escolher o tipo de internet, você escolhe o dynamic ip. Clona o MAC e pronto! está configurado!

Procurei bastante na internet e não achei em nenhum lugar as telas de configuração de IP Dinâmico ou em modo bridge, que te ajudariam bastante nesta empreitada. Porém, todo este conhecimento aprendido já é meio caminho andado.

 

Passo 4 – Frustação

Para ser bem sincero não achei que acabaria desta forma. Depois de muito tempo gasto à procura da resposta de como clonar o MAC deste modem, fiquei meio no vácuo. Tentei bastante mas não é sempre que agente acerta assim de primeira. Se você conseguiu configurar corretamente parabéns! Comente a sua solução para que eu possa mostrar o seu sucesso!

 

Dúvidas

Não deixe de comentar! Seu comentário vale mais que uma internet de 100 megabytes. Se você não conseguiu achar a solução e quer tentar ainda, coloque uma foto da tela de até onde você conseguiu e nós podemos te ajudar a ver se é possível ou não clonar o MAC neste modem abençoado! O importante é nunca desistir! Fique com Deus e obrigado por ler minha tentativa de responder seu problema! :)

 

 

8 ideias sobre “#2 Eu respondo: Configurando o Roteador Thomson TG585 v7

  1. douglas

    no seu caso tem que ser um roteador normal esse que vc citou e um modem dsl com roteador wifi integrado o que nao funciona na net, vc teria que trocar de aparelho (tem que ser um roteador com entrada rj45 e nao rj11)

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Isto que você disse é verdade. Sempre é melhor comprar um roteador e usar o que a empresa forneceu somente para conectar a internet. Assim podemos fazer nossas configurações à vontade sem quebrar o contrato com a operadora.

      Responder
  2. Rita de Cássia

    Boa tarde,Tenho um Modem da NET modelo SBV5121 Cable Modem,Nesse Modem,há um cabo ethernet,que devo liga-lo no roteador,até aí tudo certo,junto com o roteador,vem um outro cabo ethernet (amarelo),ligo uma das pontas dele em uma das 4 portas do roteador e a outra ponta no desktop,tento abrir no ip citado mas o navegador de internet não abre,por exemplo uso o firefox como navegador principal,mas dá falha no carregamento da pagina,assim não consigo configurar o roteador! Gostei muito da resposta,informativa e objetiva! Mas ainda não consegui resolver meu problema.. Espero que me entenda..
    Obrigada

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Então é isto mesmo, o modem da NET libera acesso só para um computador correto? Isto acontece porque este modem libera o acesso à internet para somente um endereço mac. Este endereço deve ser clonado pelo roteador, para que este roteador possa passar internet para os outros dispositivos.

      No modem da NET está susse, não precisa mexer. Nós vamos fazer o esquema ilustrado na página 34 do manual do modem da net. O link deste manual está aqui: Manual do modem SBV5121.

      A única coisa que precisamos configurar mesmo é o roteador. Para configurar o roteador, conecte-o em um computador, mas conecte-o sozinho, sem nenhuma outra conexão. Você pode ligá-lo a uma das portas normais. Normalmente estes roteadores já vem por padrão da fábrica o DHCP ativado. O DHCP fornece os ips para conectar, sem você precisar digitar um ip manualmente. Se você conectar o roteador e mesmo assim não tiver um IP, você precisa dar um “reset” no modem. No manual do seu roteador veja na página 52 como resetá-lo. O manual do modem está neste link: Manual do roteador TG585 V7.

      Depois de resetar o modem, verifique que você pega um ip válido. Se o seu ip começar com 169 você não pegou um ip válido.

      Me avise se conseguir entrar neste modem, se não conseguir, tentaremos até conectar!

      Responder
  3. Rita de Cássia

    Sei que devo colocar o cabo Ethernet em uma das portas do roteador,e a outra ponta do mesmo no desktop..Mas assim não conseguirei acessar a internet!

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Boa noite, você poderia me informar qual é o tipo de sua internet? Cabo, ADSL… Isto ajuda a encontrar a solução, pois dependendo do tipo da internet a configuração muda. O cabo Ethernet serve para comunicação de internet e rede, então se você quer passar a internet de um modem para o roteador você deve plugar o cabo da fonte da internet para o dispositivo que irá distribuir a internet. Alguns modens são roteadores também e dependendo do uso da sua internet você deve desabilitar algumas coisas. Então se você puder explicar certinho de onde vem a internet, o que você conecta para obtê-la e o que você quer que este roteador faça, eu poderei te ajudar melhor.

      Responder
  4. Rita de Cássia

    Jonathan Ribas,consegui descobrir meu endereço MAC,mas não sei qual cabo ligar em qual lugar do roteador,por exemplo,veio um cabo amarelo (ethernet),um cabo DSL (telefone) e o cabo AC – Energia
    O de energia eu já sei ligar (óbvio) mas não sei por o cabo ethernet no pc,eu entro no ip citado (192.168.1.254) e o firefox não abre a página do router.. Estou muito confusa :S

    Responder
    1. Sayonara

      Oi Rita, você conseguiu algo? Eu estou na mesma. Mas, eu acredito não consigo entrar na pagina, porque não instalei o driver da Thomson. O problema é que comprei usado e a pessoa não me enviou o CD. Se vc tiver, eu poderia comprar de vc. Agradeço desde ja.

      Um abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


× 9 = vinte sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>