Gostaria de saber se possível verificar quem esta conectado no meu roteador wireless?

#1 Eu respondo: Quem está conectado no meu roteador wireless?

 

Resposta

Muitas vezes nos deparamos com o dilema da “conexão lenta, alguém está roubando minha internet” e não sabemos quem ou o que está deixando a internet com a velocidade do crescimento do IDH do Brasil. Porém há várias maneiras de sabermos quem está conectado via wireless e por cabos.

Para saber quem está conectado via wireless do nosso computador basta “entrarmos” no roteador que distribui o sinal e procurarmos a tabela de conexões wifi ou a table do DHCP.

 

Explicando sem termos técnicos

Toda pessoa que conecta seu computador, laptop, tablet, celular ou o que for no computador, “ganha de grátis” um endereço de ip local. Este tal de endereço de ip local nada mais é que uma sequência de números que identificam cada pc em uma rede. É quase um R.G do computador. Estes endereços são armazenados em uma tabela no roteador que está distribuindo a rede wireless. Esta tabela se encontra dentro do modem e precisamos entrar nele.

 

Mas como vou entrar no roteador?

Lembra que cada computador possui um endereço de ip local? O roteador também possui um endereço de IP que muda de acordo com a marca do roteador. Algumas marcas de roteadores e seus respectivos endereços de ip estão na tabela contida neste link: http://www.techspot.com/guides/287-default-router-ip-addresses/.

 

Descobrindo o endereço do roteador pelo windows

Se o seu modem não está na tabela acima ou você deseja descobrir de uma forma mais prática, o site TecMundo apresenta várias formas de descobrir o seu endereço, basta acessar o seguinte link: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23589-como-descobrir-o-endereco-de-ip-do-seu-roteador.htm.

 

Descobri a senha do meu roteador, e agora?

Basta digitar o endereço ip no navegador e depois digitar o login e senha. O login padrão é “admin” (sem aspas) e a senha deixa em branco, porém algumas operadoras mudam o login e senha, por exemplo, minha internet é GVT então preciso digitar o login: admin e a senha: gvt12345 . Algumas o login e senha são “admin” (sem aspas) outras são o login “admin” e a senha “root” e por aí vai. Se nenhuma deu certo procure o manual do roteador, sempre tem a senha e o login ou vasculhe na internet o nome do seu modelo seguido por “login”+”password”.

 

Entrei no modem apareceu um monte de coisa, onde vou?

Você vai precisar achar a tabela DHCP do seu modem. Aqui em casa o modem é o Sagecom da GVT então basta eu ir em Configurações > Rede Local que vejo todos os dispositivos registrados e seus respectivos IPS. Normalmente os IPS estão nos status de rede também ou em páginas de configuração da rede local. Há também os endereços MAC, que vou falar adiante.

Tabela DHCP

 

Qual a diferença do endereço IP e do endereço MAC?

É muito simples. Cada computador recebe um IP local quando se conecta no roteador. Porém todo computador já possui antes de se conectar um único endereço MAC associado a ele.

MAC significa Controle de Acesso de Mídia e como o IP é um registro, porém feito com números e letras. Tecnicamente todo dispositivo que se conecta com a internet tem um endereço MAC registrado em sua placa. Os endereços MAC possuem informações que podem ser verificadas através deste link: http://www.coffer.com/mac_find/.

 

Dúvidas?!

Não deixe de comentar! Seu comentário vale mais do que mil acessos. Se não conseguir achar a tabela DHCP do seu roteador ou se tiver alguma outra dúvida neste assunto, estamos dispostos a responder o mais rápido possível. O formulário de comentário está logo abaixo. Tenha um bom dia!

 

ARDE -Administrando redes domésticas

Se você tem um modem ou roteador diferente deste e deseja um passo-a-passo de como utilizar as funções de administração da rede que ele oferece, envie um comentário ou mensagem com o modelo do seu roteador e solicite um ARDE do seu roteador. Se o seu não estiver na lista abaixo, assim que possível faremos um para você.

  1. #1 ARDE: Tp-Link TL-WR740N

176 ideias sobre “#1 Eu respondo: Quem está conectado no meu roteador wireless?

  1. Roger

    Me ajuda em uma coisa, tenho uma rede com 5 computadores, no meu computador eu instalei um Roteador AP e nesse ape tenho 2 notebooks.

    A munha duvia é a segunte, queria que um programa que esta em meu notebook que esta ligado no AP enxergasse os outros computadores que estão na rede de origem, tem como?

    Pois um dos 5 é um servidor e eu tenho um programa instalado no note que tem que pear dados do server.
    Tentei colocar a mesma base de IP no roteador e tudo mais, mais pelo que vejo a rede original e o roteador são separadas , teria como fazer as duas serem a mesma rede?

    Desde já agradeço!

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Tem como sim, desde que você deixe os ips na mesma subrede.
      Vou falar do exemplo lá de casa.
      Meu “modem” está no ip 192.168.1.1 e meu roteador está no ip 172.25.1.1
      Ambos estão na faixa 255.255.255.0 então eles podem se comunicar sim.
      Use o subnet calculator http://www.subnet-calculator.com/ para achar duas faixas de ip que tenham a mesma subrede.

      Responder
    1. Jonathan Autor do post

      É verdade, também pode definir o tempo que a pessoa pode ficar com o ip, o chamado “lease time” ou em português “tempo de concessão”.

      Responder
  2. Pedro Carlos

    Boa noite! Gostaria que me ajudasse.
    Tenho rede wifi em minha casa, e percebi lentidão na rede..
    Verifiquei o roteador e havia várias pessoas usando, bloqueei todas, mas tem um que usa minha rede e não consigo excluí-lo pois não aparece seu IP nem o MAC apenas uns traços dessa forma ——————————
    Como faço para bloqueá-lo??

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Provavelmente não é um dispositivo real, deve ser alguma interface do roteador. Se você bloqueou as outras sua lentidão provavelmente irá melhorar.
      Uma coisa melhor do que bloquear por ip e mac é liberar somente certos ips e macs de acessarem a rede. Assim fica mais fácil gerenciar sua rede.

      Responder
  3. Rafael

    Bom dia.

    Meus vizinhos utilizam meu wi-fi,tanto por pc,quanto por celular.
    Fiz todo o processo e consegui bloquear as pessoas que acessam utilizando pc.
    Mas tem como descobrir o IMEI dos celulares e seus respectivos donos pela ANATEL??

    Obrigado pela ajuda.
    Parabéns pelo Blog!
    Att.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      O IMEI dos celulares não podem ser possíveis via Wifi pois ela é uma interface separada. São duas “plaquinhas” diferentes.
      Porém nada impede de você encontrar os sites que eles estão utilizando ou mesmo rastrear a conta da Google pelo Android.
      Não me envolvi na área mobile das redes wifi ainda, então não posso te dizer muito mais que isto :(

      Responder
  4. Bruna

    Olá,eu gostaria de saber se a GVT de 15 mega tem acesso au meu historico do navegador em tempo real,ou se eles tem como saber os site que eu entro ou deixo de entrar e se eles tem acesso no que eu baixo?Minha amiga falou que é posivel mais mesmo assim gostaria de tirara a duvida,Obg pela atenção :)

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Sim, na verdade eles possuem uma cópia de tudo que você acessa. Quando a justiça pedir eles são obrigados a dar todo o seu histórico.
      Mas há maneiras de se proteger contra isto. A mais fácil seria instalar o torbrowser vidalia. Ele é um proxy anônimo que te dá total confidencialidade nos endereços que você encontra.
      Se você quer uma camada extra de segurança pode usar o tails. Ele é uma versão do linux que é voltada totalmente para a confidencialidade.

      Responder
  5. carol

    Oi.. divido a internet oi com meu vizinho, ele eh o dono do modem, entao comprei um roteador e ele instalou la. mas acho q ele dividiu a senha com outras pessoas. tem como eu saber atraves do meu note???

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Sim, você pode entrar no seu roteador e descobrir qual pessoas estão entrando pelo dhcp. Para entrar no seu modem você deve seguir o manual de instruções dele. Se seu vizinho não alterou a senha padrão você poderá acessar sem problemas.

      Responder
  6. Adevilson Silva

    oi e porque eu n tou entrando eu n sei a senha de entra no eu roteador wireless e eu quero saber se tem como entra de outro geito…

    Responder
  7. Jórnie

    Boa noite!
    Acredito que possa me ajudar.
    Fiquei sabendo que uma pessoa utilizava minha internet e troquei a senha. Acabei conseguindo o MAC do computador da pessoa, mas ele não aparece no DHCP. Tem algum outro histórico a que posso recorrer?
    Desde já, obrigada.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Provavelmente ele não está aparecendo porque você trocou a senha. Mas você pode dar uma olhada no log do sistema e verificar se ele ainda está on-line. Ou mesmo utilizar um software para rastreamento de pacotes tipo Aircrack para localizá-lo. Você pode também verificar pela rede se existe algum outro pc conectado a ela.
      Você também pode desativar o dhcp e entrar com o ip fixo, aí veria quem entra na sua rede.
      Há muitas possibilidades, mas cada uma tem uma certa dificuldade de se conseguir. Eu te recomendaria verificar pelo log do roteador ou ativando o dhcp só para um endereço para ver se ele ainda está ativo.

      Responder
  8. Pingback: Comandos de rede Linux | Monolito Nimbus

  9. Pingback: Como funciona a internet | Monolito Nimbus

  10. José

    O tablet do meu irmao mesmo desligado continua aparecendo na lista dos conectados, fiquei preocupado se alguem clonou o MAC dele, quando eu desconecto o tablet da minha rede ele some da lista. será se mesmo desligado o tablet continua conectado??

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Provavelmente sim, ele aparece porque está conectado. Experimente desligar por completo o tablet ou até mesmo mudar o MAC dele, se você souver como.

      Responder
  11. rodrigo

    eu deixo divido minha net com o vizinho mais quero saber se tem cm saber eu si tem como eu saber eu qual site ele esta entrando??tem como vc mim ajudar

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      É possível sim, existe um serviço gratuito chamado OpenDns que você configura no seu roteador e vê todos os sites que todo mundo está acessando. Você também pode bloquear os sites caso queira.

      Responder
  12. neusa

    Eu uso um rotiador Dlink dir 300 e descobri que meu vizinho que tb possui um rotiador esta copiando o sinal do meu wi=fi eu ja mudei a senha ja coloquei a minha rede invisivel e mesmo assim ele continua copiando o meu sinal gostaria de saber como eu faço pra que ele não consiga mais copiar o meu sinal de wi-fi pelo rotiador dele

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Desligue o sinal do Wi-fi.

      Coloque a criptografia WPA2/PSK
      Coloque uma senha com letras, números e símbolos. Exemplo: *M1nh4S#nH@*
      Reinicie a Wi-Fi.
      A probabilidade de ele quebrar esta senha é tão remota que ele demoraria milhares de anos para descobrir.
      Você pode colocar uma proteção adicional fazendo bloqueio pelo MAC e diminuindo a potência do seu sinal para o mínimo necessário.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


− 1 = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>