Gostaria de saber se possível verificar quem esta conectado no meu roteador wireless?

#1 Eu respondo: Quem está conectado no meu roteador wireless?

 

Resposta

Muitas vezes nos deparamos com o dilema da “conexão lenta, alguém está roubando minha internet” e não sabemos quem ou o que está deixando a internet com a velocidade do crescimento do IDH do Brasil. Porém há várias maneiras de sabermos quem está conectado via wireless e por cabos.

Para saber quem está conectado via wireless do nosso computador basta “entrarmos” no roteador que distribui o sinal e procurarmos a tabela de conexões wifi ou a table do DHCP.

 

Explicando sem termos técnicos

Toda pessoa que conecta seu computador, laptop, tablet, celular ou o que for no computador, “ganha de grátis” um endereço de ip local. Este tal de endereço de ip local nada mais é que uma sequência de números que identificam cada pc em uma rede. É quase um R.G do computador. Estes endereços são armazenados em uma tabela no roteador que está distribuindo a rede wireless. Esta tabela se encontra dentro do modem e precisamos entrar nele.

 

Mas como vou entrar no roteador?

Lembra que cada computador possui um endereço de ip local? O roteador também possui um endereço de IP que muda de acordo com a marca do roteador. Algumas marcas de roteadores e seus respectivos endereços de ip estão na tabela contida neste link: http://www.techspot.com/guides/287-default-router-ip-addresses/.

 

Descobrindo o endereço do roteador pelo windows

Se o seu modem não está na tabela acima ou você deseja descobrir de uma forma mais prática, o site TecMundo apresenta várias formas de descobrir o seu endereço, basta acessar o seguinte link: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23589-como-descobrir-o-endereco-de-ip-do-seu-roteador.htm.

 

Descobri a senha do meu roteador, e agora?

Basta digitar o endereço ip no navegador e depois digitar o login e senha. O login padrão é “admin” (sem aspas) e a senha deixa em branco, porém algumas operadoras mudam o login e senha, por exemplo, minha internet é GVT então preciso digitar o login: admin e a senha: gvt12345 . Algumas o login e senha são “admin” (sem aspas) outras são o login “admin” e a senha “root” e por aí vai. Se nenhuma deu certo procure o manual do roteador, sempre tem a senha e o login ou vasculhe na internet o nome do seu modelo seguido por “login”+”password”.

 

Entrei no modem apareceu um monte de coisa, onde vou?

Você vai precisar achar a tabela DHCP do seu modem. Aqui em casa o modem é o Sagecom da GVT então basta eu ir em Configurações > Rede Local que vejo todos os dispositivos registrados e seus respectivos IPS. Normalmente os IPS estão nos status de rede também ou em páginas de configuração da rede local. Há também os endereços MAC, que vou falar adiante.

Tabela DHCP

 

Qual a diferença do endereço IP e do endereço MAC?

É muito simples. Cada computador recebe um IP local quando se conecta no roteador. Porém todo computador já possui antes de se conectar um único endereço MAC associado a ele.

MAC significa Controle de Acesso de Mídia e como o IP é um registro, porém feito com números e letras. Tecnicamente todo dispositivo que se conecta com a internet tem um endereço MAC registrado em sua placa. Os endereços MAC possuem informações que podem ser verificadas através deste link: http://www.coffer.com/mac_find/.

 

Dúvidas?!

Não deixe de comentar! Seu comentário vale mais do que mil acessos. Se não conseguir achar a tabela DHCP do seu roteador ou se tiver alguma outra dúvida neste assunto, estamos dispostos a responder o mais rápido possível. O formulário de comentário está logo abaixo. Tenha um bom dia!

 

ARDE -Administrando redes domésticas

Se você tem um modem ou roteador diferente deste e deseja um passo-a-passo de como utilizar as funções de administração da rede que ele oferece, envie um comentário ou mensagem com o modelo do seu roteador e solicite um ARDE do seu roteador. Se o seu não estiver na lista abaixo, assim que possível faremos um para você.

  1. #1 ARDE: Tp-Link TL-WR740N

138 ideias sobre “#1 Eu respondo: Quem está conectado no meu roteador wireless?

  1. neusa

    Eu uso um rotiador Dlink dir 300 e descobri que meu vizinho que tb possui um rotiador esta copiando o sinal do meu wi=fi eu ja mudei a senha ja coloquei a minha rede invisivel e mesmo assim ele continua copiando o meu sinal gostaria de saber como eu faço pra que ele não consiga mais copiar o meu sinal de wi-fi pelo rotiador dele

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Desligue o sinal do Wi-fi.

      Coloque a criptografia WPA2/PSK
      Coloque uma senha com letras, números e símbolos. Exemplo: *M1nh4S#nH@*
      Reinicie a Wi-Fi.
      A probabilidade de ele quebrar esta senha é tão remota que ele demoraria milhares de anos para descobrir.
      Você pode colocar uma proteção adicional fazendo bloqueio pelo MAC e diminuindo a potência do seu sinal para o mínimo necessário.

      Responder
  2. David

    Gostaria de saber se há como bloquear o acesso de algum computador à minha rede através do endereço ip dele. Tenho uma rede wifi onde não convém trocar a senha de acesso, pois afetaria outros usuários.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Você pode fazer o bloqueio pelo MAC ou pelo IP, porém somente se o seu roteador possuir estas funções. Quando eu compartilhava a internet no meu N.Power eu tinha a opção de habilitar um hotspot, que ficava muito mais seguro pois o usuário se quiser pode mudar seu MAC.

      Responder
  3. Caroline Censi

    Bom dia. Descobri que estavam usando minha internet GVT e fiz todos os passos para mudar a senha. Mas agora a internet não funciona. A luz do roteador fica piscando… o que fazer?(

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Verifique se a Wireless está ligada. Tente conectar seu computador pelo cabo de rede. Se não der certo você pode contactar a GVT que eles oferecem um excelente suporte para tipos de problemas relacionados com o seu.

      Responder
  4. Julia

    Tenho conexão Wireless ,gostaria de saber se a conexão de internet Wireless/WPA2-SPK a pessoa que instalou na minha residência,se essa pessoa tem acesso aos meus históricos,se fica registrado meus históricos e tudo que faço na internet? desde já agradeço se poder me ajudar.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      É possível sim, desde que ele saiba sua senha da conexão Wireless. Por este motivo, mude a senha e reduza a potência da Wireless para o mínimo necessário.

      Responder
  5. Marcos

    Boa noite, Jonathan. Meu PC acessava normalmente a rede sem fio da Tenda, por meio de uma adaptador USB. Recentemente, um escritório de informática começou a prestar serviço wifi nas proximidades da minha casa. Ocorre que a minha rede wifi (Tenda) não está mais sendo reconhecida pelo adaptador sem fio do meu PC, e só aparece a tal rede sem fio. Esse rede, quando clico para saber qual a conexão e se é protegida, aparece uma página do administrador da rede. Parece que esse rede não está deixando o adaptador reconhecer a minha rede Tenda. Tem como desabilitar ou fazer o roteador não “ver” essa rede sem fio? Aguardo. Obrigado.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Provavelmente este escritório de informática está interferindo no seu sinal. Verifique se o seu sinal wireless está no mesmo canal (frequência) e procure colocar em um canal que ninguém esteja usando.
      Sinais de wireless funcionam iguais sinais de rádio comuns. Se tem dois sinais na mesma frequência ocorre interferência e o aparelho de rádio se embanana.

      Responder
      1. João

        Olá, tenho um pc ligado em um roteador junto a outros.Tem como os outros pcs ligados a esse roteador saberem oq eu estou escrevendo ou q eu estou usando na internet (facebook, no proóprio google também) ? Se sim, tem como eu me proteger , pra q ele n tenha acesso ao oq eu utilizo? Envia por e-mail a resposta! Obrigado desde já! Abraço…

        Responder
        1. Jonathan Autor do post

          É possível sim. Se você quer proteção extra na sua rede, experimente instalar o TOR. Porém veja se sua Internet tem capacidade para aguentar este tipo de recurso.

          Responder
    2. dani

      Jhonatan a minha pergunta e a mesma da mariana do dia 20 de abril, gostaria de uma resposta por gentileza . pode ser por email ? OBRIGADA DESDE JA.

      Responder
  6. Jean Paulo

    Boa tarde. Eu estou desenvolvendo um TCC a qual eu preciso que um dispositivo, pode ser um Arduíno identifique que um dispositivo móvel conectou em um roteador, ou seja, quando um dispositivo se conectar em um roteador, o roteador deverá informar à um Arduíno que um novo dispositivo foi conectado a rede.
    Portanto gostaria de saber se tem alguma forma de eu enviar essa informação do roteador para o Arduíno

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Você pode tentar entrar dentro do modem através do shell do linux e tentar fazer isto, mas já vou avisando que não é fácil. Você também pode “capturar” os pacotes de autenticação e enviá-los ao outro dispositivo, o que na minha modesta opinião seria mais fácil, pois você poderia configurar um programa de rastreamento de pacotes para fazer isto. Vai depender muito do que você realmente precisa, pois dependendo do caso seria até melhor você reinstalar um novo sistema operacional no roteador, mas este assunto necessita de um estudo aprofundado e que dependendo do tempo que você tem disponível no TCC fica inaplicável.

      Responder
  7. felipe

    amigo tenho um modem speed 4200 e uso roteador tl wr 340gd da tp link.
    estou querendo cadastrar endereços maco eles tenham acesso a minha rede, isso para negar qualquer outro endereço mac de entrar mesmo sabendo minha senha, eu já fiz todo o processo de cadastramento de endereços e mesmo assim dispositivos que não estão cadastrados estão acessando minha internet eu só consigo fazer o processo de bloquear usuários, só que meu objetivo é não permitir outros usuários além dos que já estão cadastrados para acesso.
    se puder me responder no meu e mail ou aqui mesmo lhe agradeço.

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Boa madrugada!

      Você está procurando um recurso que se chama “MAC filtering”, que traduzindo fica “Filtro de MAC”. Basicamente este filtro faz exatamente o que você disse.
      Nele tem duas opções

      Allow – Permitir o acesso à Internet endereços MAC que NÃO ESTÃO na lista.
      Deny – Permitir o acesso à Internet SOMENTE aos endereços MAC que ESTÃO na lista.

      Você escolhe a opção que lhe deseja. Aqui eu fiz o mesmo esquema mas permitindo o acesso à Internet aos computadores que eu cadastrei.

      Se você ainda ter dúvidas, experimente entrar no manual do fabricante, que está no seguinte link: TL-WR340G/TL-WR340GD User Guide na página 27 tem explicando isto.

      Abraço!

      Responder
    1. Jonathan Autor do post

      O DHCP só serve para identificar quem está conectado em sua rede. Para retirar um usuário sugiro que tente utilizar o controle de acesso.

      Responder
  8. regina

    boa noite
    podes me ajudar?
    meu roteador é D link 2730B e compartilho com mais 03 micros e nos ultimos dias o wps estava piscando loucamente sem os micros estarem ligados e verifiquei o dhcp e tinha mais dois endereço de mac sem hostname, então chamei a gvt para verificarmos e mudamos a senha e criptografia de rede é WPA2 TKIP/AES.
    é possivel cadastrar estes 4 micros pelo navegador do roteador? o caminho é wireless/mac filter?
    se eu cadastrar, ficarei mais segura, ou seja, ninguem vai mais acessar usando minha internet?
    é possivel responder para meu e-mail?
    agradeço muito.
    no aguardo
    abraços

    Responder
  9. Mariana

    Olá, o dono do wi-fi q eu uso tem como saber oq eu estou escrevendo ou q eu estou usando na internet (tipo: facebook, whatsapp) ? Se sim, tem como eu proteger o meu iphone e meu ipad, pra q ele n tenha acesso ao oq eu utilizo? Envia por e-mail a resposta! ([EMAIL]) Obrigada desde já! Bjos…

    Responder
  10. Neirimar

    Jonathan,

    Boa tarde,

    Também tenho um modem da gvt, vc sabe de alguma forma de controlar as pessoas que o utilizam, pois compartilho a net com mais 3 pessoas por wifi e duas via cabo e o wifi tem senha.
    Obrigado

    Responder
  11. Rogerio

    Olá.

    Tenho um modem da GVT, entrei no in box com a senha padrão e mudei nome da rede e a senha original, salvei e a nova senha foi inserida com sucesso.
    Coloquei a senha nova no meu not e cel e o acesso foi e está normal, porém não consegui entrar novamente para verificar os outros itens, claro que o problema não é apenas olhar, o problema é que eu não consigo entrar e não vai ter como mudar a senha futuramente. alguém sabe o que fazer?

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      O ideal seria você ligar para a GVT para pedir o reset da sua senha. Ligue 10325 e se informe de como fazer este procedimento sem quebrar o contrato da GVT.

      Responder
  12. Andrie

    Essa semana tive muito trabalho, por isso não tentei mexer, queria ver com calma. Consegui fazer o que me disse, a dúvida surgiu quando abri em propriedades e eu tinha duas opções para mudar meu IP, uma na versão 4 e outra na versão 6, optei pela 4. Fiz certo?
    Não sei o que fiz de errado, mudei a senha, agora eu não consigo conectar do meu notebook! Mas votarei e farei novamente o processo. Obrigada!

    Responder
  13. Andrye.

    Olá, preciso muito de ajuda. Já vasculhei em tudo e não acho a solução do meu problema, acredito que vc possa me ajudar.
    Descobri que meus vizinhos estão usando meu sinal Wifi. Pois bem, sei os passos que tenho que seguir. Entrar com meu IP no navegador, digitar meu loggin e senha, ok! Mas nele não encontro a opção Wirelles e nada relacionado a internet sem fio, tãopouco o lugar que tem minha chave atual. Talvez seja pelo fato de meu modem ser roteador, porém não wifi, para essa função tenho outro aparelho.

    Meu modem Roteador: ZTE ZXDSL 831 II
    Aparellho Wirelless: Edimax EW-7209 APG

    Responder
    1. Jonathan Autor do post

      Desculpe a demora na entrega da resposta, esta semana especialmente foi bem complicada. Eu vou estudar um pouco o manual dos seus aparelhos para lhe dar uma resposta adequada. Grande abraço!

      Responder
        1. Jonathan Autor do post

          Lendo seu comentário percebi que vai ser mais fácil configurar do que parece. O que está acontecendo é que o seu roteador wireless está como “bridge” e você precisa configurá-lo para que funcione como router. Ainda não posso ver isto para você mas nesta semana ainda te darei toda a explicação de como reverter este quadro. Abraço!

          Responder
    2. Jonathan Autor do post

      Achei a solução!

      1. Baixe o manual do seu roteador, no seguinte link: http://www.edimax.com/images/Image/manual/Wireless/EW-7209APg/EW-7209APg-Manual_080919.zip.
      2. Copie seu IP atual e Altere seu IP para 192.168.2.3 e o gateway padrão para 192.168.2.1. Veja como se faz isto em: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/change-tcp-ip-settings
      3. Entre dentro do roteador digitando 192.168.2.1 dentro do seu navegador de internet. O login é admin e a senha é 1234
      4. Pronto você está dentro do seu roteador! Configure a senha wireless na opção “Security“.
      5. Quando terminar, não se esqueça de mudar novamente o IP para o que estava anteriormente. Se estiver em branco é só apagar o IP que você digitou.

      Neste Access Point há uma função interessantes o MAC Filtering. Com ele você pode bloquear os endereços MAC que acessam o roteador.
      Qualquer dúvida é só falar!

      Responder
      1. Andrye.

        Ok! Vou tentar fazer aqui com calma, e depois de dou o retorno se consegui. Se eu ficar com dúvidas te comunico também. Muito obrigada pela atenção! Abraço!

        Responder
          1. Andrie

            Essa semana tive muito trabalho, por isso não tentei mexer, queria ver com calma. Consegui fazer o que me disse, a dúvida surgiu quando abri em propriedades e eu tinha duas opções para mudar meu IP, uma na versão 4 e outra na versão 6, optei pela 4. Fiz certo?
            Não sei o que fiz de errado, mudei a senha, agora eu não consigo conectar do meu notebook! Mas votarei e farei novamente o processo. Obrigada!

          2. Andrie

            Nossa! Estraguei foi tudoo!!! Acho que desativei meu sinal (não sei como) agora só o pc conectado ao modem q tem internet. E para piorar não consigo mais fazer o procedimento de troca de IP, não consigo entrar mais no modem. Tem algum jeito de restaurar essas últimas ações???

          3. Andrye.

            Ufa! desculpe o transtorno, pesquisei mais a respeito do Edimax e descobri que acrescentando um ZERO depois do número que vc me passou do Gateway, ficando assim: 192.168.2.10. Depois fiz tudinho como você me explicou e então solucionei meu problema. Desculpe o desespero e muitoo obrigada mais uma vez pela sua atenção, se não fosse isso não teria conseguido. Agora sempre que eu precisar de um tecnico, mando minhas dúvidas para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


+ 5 = onze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>